Portuguese English French German Italian Spanish
GASTROCIRURGIA Cirurgia de Retirada de Pedra na Vesícula em Curitiba
Pedra (Cálculo) na Vesícula PDF Imprimir E-mail

A vesícula biliar é um órgão localizado no abdômen, em baixo do fígado, ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar a bile, que é produzida no fígado, e ajuda na digestão dos alimentos.
O cálculo na vesícula, colelitíase ou pedra na vesícula é encontrado em cerca de 10% das pessoas.

Gastrobeso

Localização da vesícula logo abaixo do fígado.

FORMAÇÃO DA PEDRA NA VESÍCULA
A bile é produzida no fígado e eliminada no intestino. A bile ajuda na digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, como colesterol e pigmentos. Quando algumas dessas substâncias aumentam em quantidade na bile, elas podem se depositar na vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam pedras (cálculos).

SINTOMAS

• Dor abdominal no lado direito da barriga ou na boca do estômago, geralmente tipo cólica.
• Náusea (enjôo) e vômitos
• Desconforto abdominal
• Amarelão (icterícia)
• A maioria das pessoas não tem sintomas, e o achado de pedra na vesícula é incidental.

COMPLICAÇÕES PEDRA NA VESÍCULA

Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, que é uma situação que requer tratamento de urgência. A inflamação é geralmente causada pelas pedras grandes, que obstruem a saída da vesícula. Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelas pedras pequenas.

Gastrobeso

O melhor exame é a ultra-sonografia ou ecografia.

TRATAMENTO
A única forma de tratamento é a retirada da vesícula (colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (quebrar a pedra), medicamentos para dissolver a pedra e a retirada das pedras não funcionam, e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

CIRURGIA DA VESÍCULA
A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sem a necessidade de se realizar um corte. Na cirurgia é retirada a vesícula com as pedras.

Locais das incisões.

Gastrobeso

Fígado e a Vesícula após a retirada.

VANTAGENS DA RETIRADA DA VESÍCULA POR VIDEOLAPAROSCOPIA
• Recuperação rápida: internamento de 1 dia, retorno ao trabalho e suas atividades em torno de 1 semana
• Resolução completa e definitiva da doença
• Pouca dor pós operatória
• Cicatriz cirúrgica mínima

ALIMENTAÇÃO APÓS A RETIRADA DA VESÍCULA
Não é necessário modificar a dieta após a operação, porque a vesícula tem uma função muito pouco importante no organismo, que é a de armazenar bile. A produção da bile pelo fígado continua normal após a retirada da vesícula. Não existe nenhuma sequela ou consequência para o organismo após a retirada da vesícula.

Alerta!!! Seu navegador atual é Internet Explorer 6, fora dos padrões web 2.0.

Para visualizar este site corretamente é necessário uma versão mais atual do IE.

CLIQUE AQUI para atualizar o seu navegador IE.