Cirurgia Bariátrica: Entenda a diferença entre massas magra e gorda

Para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, entender a diferença entre massa gorda e massa magra e descobrir como elas influenciam na perda de peso é essencial para determinar novos hábitos de exercícios, um processo fundamental do período pós-operatório.

A massa gorda é toda a massa que se queima com exercícios, mas que também é importante para o corpo. Na quantidade certa, ela ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas cardíacos.

A massa magra, por sua vez, é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Quanto maior a porcentagem de massa magra no corpo, maior e mais rápida é a perda calórica. Ou seja, a massa magra é essencial para a perda de peso, daí ela ser tão cobiçada nas academias.

Para ganhar massa magra, é preciso uma alimentação rica em proteínas. Alguns alimentos recomendados para ganhar massa magra são:

Clara de ovo: é uma das melhores fontes de proteína. Ela tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios.

Carnes magras em geral (carne vermelha, frango e peixes): são excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Estes alimentos possuem aminoácidos essenciais para a construção muscular.

Leguminosas (feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja): também são consideradas boas fontes de proteínas, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Arroz com feijão: além de fazer parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, também fornecem uma proteína de ótima qualidade, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.

Para adequar corretamente a ingestão proteica às necessidades nutricionais e contribuir para o ganho de massa magra, procure um nutricionista, pois o excesso de proteína também pode ser prejudicial à saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *