A quantidade certa de carboidratos

A ingestão de carboidratos é assunto sério, especialmente quando falamos da nutrição pós cirurgia bariátrica.

A nutricionista Farida Cortez, responsável pelo acompanhamento nutricional de pacientes bariátricos, enfatiza que os pacientes precisam estar completamente esclarecidos por um especialista. “É preciso estar especialmente atento às escolhas, porções, organização dos grupos alimentares nas refeições e montagem do prato”, diz Farida.

A pirâmide alimentar bariátrica indica como prioridade de consumo o grupo das proteínas, na sequência, vegetais, frutas, gorduras boas e, por último, os carboidratos, preferencialmente carboidratos complexos, ricos em fibras. “A inversão de valores, ou seja, consumo superior de carboidratos do que o recomendado e/ou em relação às proteínas, pode num primeiro momento cessar a perda de peso e posteriormente provocar reganho de peso”, alerta a nutricionista.

Além disso, pode haver fome , baixa saciedade, padrão “beliscador”, aumento da necessidade de doces e carboidratos, desnutrição proteica, perda intensa de massa muscular, queda da taxa de metabolismo basal, deficiências de minerais e vitaminas, anemia, queda de cabelo e uma série de sintomas recorrentes do erro alimentar.

“O consumo de carboidratos no pós operatório é rigoroso e demanda atenção e orientação”, conclui a profissional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *