Os benefícios da cirurgia bariátrica para uma gestação saudável

Muitas mulheres com quadro de obesidade severa podem recorrer a técnicas cirúrgicas para diminuir riscos associados à obesidade.

De acordo com estudos, engravidar com grande excesso de peso aumenta os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 18% das mulheres brasileiras são obesas. A doença causa complicações sérias que afetam diretamente o sonho de se tornarem mães. O excesso de peso e a obesidade prejudicam a fertilidade feminina e podem comprometer a gestação saudável. Por promover uma mudança de estilo de vida e tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica permite que mulheres possam engravidar com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável.

Ainda que a cirurgia melhore as condições para a gestação, não é uma solução mágica. As mulheres precisam se informar, falar com seu obstetra e estarem cientes de que deverão seguir as recomendações médicas para que os benefícios da operação sejam reais. É preciso acompanhamento médico contínuo e uma mudança no estilo de vida com dieta balanceada e uso de suplementos.

As mulheres que realizarem cirurgia bariátrica poderão engravidar de forma segura depois de um ano e meio da operação, depois da estabilização do peso. Pelo aumento da fertilidade após a cirurgia bariátrica, é preciso evitar surpresas indesejáveis durante este período. É preciso redobrar os cuidados na hora de manter relações sexuais. Nos três primeiros meses a mulher deve usar anticoncepcional e o parceiro preservativo, que serve de segurança extra para caso o corpo não absorva corretamente o remédio.

0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!